quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Escritores da Liberdade! Um belo filme...


Nossa... Emocionada até agora... Que história fantástica, quanto amor ao próximo... Estou falando do filme "Escritores da Liberdade", que assistir hoje.

Baseado em uma história real, nos coloca em contato com uma experiência das mais enriquecedoras e necessárias. Sua trama gira em torno da necessidade de criarmos vínculos reais em sala de aula, conhecendo nossos alunos, despertando para suas histórias de vida, entendendo o que os motiva a ser as pessoas que são...
Acredito sinceramente, que a educação ainda é o combustível principal para grandes transformações do ser humano... que automaticamente refletirá na sociedade. Sabemos que a educação no Brasil ainda precisa ser mais valorizada, principalmente na educação infantil, que é a base de tudo. Mas, o nosso governo faz justamente o contrário... Investe nas Universidades públicas a maior parte do dinheiro... Não falta dinheiro, ele é mal gasto! é muito dinheiro indevido para subsidiar filhinho de papai (alunos que sempre estudaram em escolas particulares) na Universidade pública... Ou seja, o Brasil continua tendo uma universidade voltada para a elite. O nosso sistema educacional perpetua a desigualdade de renda no País.

Mas, gostaria de chamar à atenção dos professores... Que mesmo estando dentro de um sistema tão desigual como esse, sejam a "luz no fim do túnel" dos seus alunos. Assistam a este filme e vejam como foi corajosa essa professora, como lutou para mostrar a seus alunos que eles são importantes, e que através da leitura, da educação podem mudar o rumo de suas histórias.

"Eu pensava em estudar direito, aí eu pensei... Quando estiver defendendo um jovem no tribunal a batalha estará pertida! Acho que a luta verdadeira deve acontecer aqui na sala de aula"
(Frase da professa no filme)

Um comentário:

Drika disse...

Oi Déa!!
achei muito interessante sua dica sobre esse filme, fiquei louca para assintir e vou assistir com certeza, valeu.
beijossssssssss