
Oi gente!!
Nossa, o final de semana passou rápido... Bom, mas foi ótimo! Fiz uma receitinha maravilhosa!! Pensando no que fazer para o almoço de domingo, lembrei desta MA-RA-VI-LHO-SA polenta... Vc´s não tem noção da perfeição que fica, o sabor então... Ela foi feita por Henrique, participante do Super Chef do programa Mais Você. A tentação foi grande! e resolvi fazer... Ana Maria passou por baixo da mesa sem pensar duas vezes.

Depois de cozido com 2 garrafas de vinho tinto seco por +- 1 hora, o músculo fica desfiaaaaaando que é uma beleza... Basta passar o garfo, que desmancha... Muito ruim hehehe!

E as camadinhas... rs

Bom, finaliza com queijo parmesão ralado para gratinar, mas gosto sem gratinar muito!
Comida, além de sabor, tem história!!
Polenta é um prato típico da culinária italiana, mas que tem amplo uso e aceitação em diversos países, como Argentina e o Brasil. Sua base é a farinha de milho. A polenta tem origem na região norte da Itália. Era o pão dos tempos antigos: constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos.. Inicialmente, era feita de ervas.
Posteriormente, passou a ser feita de farinha de trigo. Somente após 1492, com a descoberta da América por Cristóvão Colombo, é que a polenta passou a ser feita de milho. Quando o milho foi introduzido na Itália, foi cultivado primariamente no norte, onde as chuvas eram abundantes.
Fonte: Wikipédia
Caso vocês desejem acompanhar o vídeo desta receita, o link está logo abaixo.
Ingredientes:
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 1 kg de músculo limpo, cortado em cubos médios e
temperados com sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo torrada
- 2 garrafas de vinho tinto seco
- Meio tablete de caldo de carne esfarelado
- 250 g de polenta pré-cozida
- 2 litros de caldo de carne (4 tabletes de caldo de carne
dissolvidos em 2 litros de água)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 100 g de queijo parmesão ralado grosso
- 300 g de queijo parmesão ralado
Modo de fazer:
1º - Numa frigideira com o óleo doure 1 kg de músculo limpo,cortado em cubos médios e temperados com sal e pimenta-do-reino agosto.
2º - Coloque uma panela de pressão para aquecer em fogo médio ecoloque a carne já dourada (acima). Polvilhe a farinha de trigotorrada e mexa para envolver bem a carne. Acrescente as garrafasde vinho tinto seco e o tablete de caldo de carneesfarelado,tampe a panela e cozinhe na pressão por +/- 1 hora(conte após a panela começar a chiar). Retire a carne da panela edesfie-a. (OBS: o ponto certo do cozimento da carne é quando vocêconseguir desfiá-la só com o auxílio de 2 garfos). Depois dedesfiada, volte a carne para a panela onde está o molho ereserve.
3º - Numa outra panela fora do fogo misture a polenta pré-cozidacom os litros de caldo de carne (4 tabletes de caldo de carnedissolvidos em 2 litros de água) e o azeite. Leve a panela para ofogo médio e deixe até engrossar (+/- 20 a 25 minutos). Desligueo fogo e adicione 1 colher (sopa) de manteiga, o queijo parmesãoralado grosso, sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa vigoramentepara dar brilho na polenta. Reserve.
MONTAGEM
4º - Num refratário untado com manteiga faça camadas da seguintemaneira: coloque no fundo metade do molho com a carne desfiada,depois faça uma camada com metade da polenta (DICA: se quiserpasse uma espátula untada com azeite sobre a polenta para deixara superficie bem lisinha) e polvilhe metade do parmesão ralado.Repita as camadas na mesma ordem e termine polvilhando mais queijo parmesão ralado. Leve o refratário ao forno pré-aquecido a200º C por uns 5 minutos para gratinar.
Ótima semana!!