segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Polenta com Ragu de Músculo!!



Oi gente!!

Nossa, o final de semana passou rápido... Bom, mas foi ótimo! Fiz uma receitinha maravilhosa!! Pensando no que fazer para o almoço de domingo, lembrei desta MA-RA-VI-LHO-SA polenta... Vc´s não tem noção da perfeição que fica, o sabor então... Ela foi feita por Henrique, participante do Super Chef do programa Mais Você. A tentação foi grande! e resolvi fazer... Ana Maria passou por baixo da mesa sem pensar duas vezes.




Depois de cozido com 2 garrafas de vinho tinto seco por +- 1 hora, o músculo fica desfiaaaaaando que é uma beleza... Basta passar o garfo, que desmancha... Muito ruim hehehe!








E as camadinhas... rs












Bom, finaliza com queijo parmesão ralado para gratinar, mas gosto sem gratinar muito!







Comida, além de sabor, tem história!!
Polenta é um prato típico da culinária italiana, mas que tem amplo uso e aceitação em diversos países, como Argentina e o Brasil. Sua base é a farinha de milho. A polenta tem origem na região norte da Itália. Era o pão dos tempos antigos: constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos.. Inicialmente, era feita de ervas.
Posteriormente, passou a ser feita de farinha de trigo. Somente após 1492, com a descoberta da América por Cristóvão Colombo, é que a polenta passou a ser feita de milho. Quando o milho foi introduzido na Itália, foi cultivado primariamente no norte, onde as chuvas eram abundantes.
Fonte: Wikipédia
Caso vocês desejem acompanhar o vídeo desta receita, o link está logo abaixo.



Ingredientes:

- 4 colheres (sopa) de óleo
- 1 kg de músculo limpo, cortado em cubos médios e
temperados com sal e pimenta-do-reino a gosto

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo torrada
- 2 garrafas de vinho tinto seco
- Meio tablete de caldo de carne esfarelado

- 250 g de polenta pré-cozida
- 2 litros de caldo de carne (4 tabletes de caldo de carne
dissolvidos em 2 litros de água)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 100 g de queijo parmesão ralado grosso

- 300 g de queijo parmesão ralado



Modo de fazer:

1º - Numa frigideira com o óleo doure 1 kg de músculo limpo,cortado em cubos médios e temperados com sal e pimenta-do-reino agosto.


2º - Coloque uma panela de pressão para aquecer em fogo médio ecoloque a carne já dourada (acima). Polvilhe a farinha de trigotorrada e mexa para envolver bem a carne. Acrescente as garrafasde vinho tinto seco e o tablete de caldo de carneesfarelado,tampe a panela e cozinhe na pressão por +/- 1 hora(conte após a panela começar a chiar). Retire a carne da panela edesfie-a. (OBS: o ponto certo do cozimento da carne é quando vocêconseguir desfiá-la só com o auxílio de 2 garfos). Depois dedesfiada, volte a carne para a panela onde está o molho ereserve.

3º - Numa outra panela fora do fogo misture a polenta pré-cozidacom os litros de caldo de carne (4 tabletes de caldo de carnedissolvidos em 2 litros de água) e o azeite. Leve a panela para ofogo médio e deixe até engrossar (+/- 20 a 25 minutos). Desligueo fogo e adicione 1 colher (sopa) de manteiga, o queijo parmesãoralado grosso, sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa vigoramentepara dar brilho na polenta. Reserve.


MONTAGEM

4º - Num refratário untado com manteiga faça camadas da seguintemaneira: coloque no fundo metade do molho com a carne desfiada,depois faça uma camada com metade da polenta (DICA: se quiserpasse uma espátula untada com azeite sobre a polenta para deixara superficie bem lisinha) e polvilhe metade do parmesão ralado.Repita as camadas na mesma ordem e termine polvilhando mais queijo parmesão ralado. Leve o refratário ao forno pré-aquecido a200º C por uns 5 minutos para gratinar.
Ótima semana!!

9 comentários:

Eli disse...

SAbe que vi essa receita feita em outro blog e agora vejo aqui e não posso adiar mais, tenho que fazer rapidinho pois os elogios foram muitos e pela foto eu noto o quão saborosa deve ser.

www.saboresdalica.blogspot.com

Unknown disse...

Olá querida, sua polenta ficou com um aspecto ótimo.

Beijão

Andrea Dohashi disse...

Você faz uma coisa dessa no almoço de domingo e não convida sua xarazinha aqui??
Tsic tsic, imperdoável, rs
Beijos

Glau disse...

O prato ficou muito bonito! adoro tudo que leva vinho, dá um gostinho ótimo... e ainda tomar um vinhozinho pra acompanhar o prato, melhor ainda! :)

bjos, glau

Téia disse...

Embonecada querida, que lindo e com cara de delicioso este prato. Adoro músculo e adorei a idéia de macelar no vinho, não conhecia. BJ lindona.

BETO disse...

Andréia, eu vi esse prato sendo feito pelo Henrique no Super Chef e fiquei imaginando se seria mesmo maravilhoso quanto ficou parecendo no vídeo. Então você aparece e diz que fica mesmo. Ótimo, vou fazê-la correndo (risos). Bjs. E vou colocar seu blog na minha lista de blogs para visitar sempre.

Anônimo disse...

ola!Uma polenta bem apetitosa!Passem pelo www.garficopo.blogspot.com!Beijinhos

Camila Marinho disse...

Nossa, tô aqui com água na boca. Que delícia. Amoooo polenta!!! E essa está com uma cara perfeita. Bjinhos.

Karla Saldanha disse...

Oi!!!
Vi seu blog no blog Caminho Trilhado e adorei!! Que bom que conheceu e gostou de minha cidade! Seja sempre bem vinda a Natal!

Bjo