quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Linhaça minha de cada dia!!



Taí! sementinhas que adotei e não largo mais... Essas que vocês estão vendo são da minha cozinha! A linhaça possui vários benefícios, contribui muito para a beleza da pele, dos cabelos... e ainda previni doenças!! Consumo duas colheres ao dia, principalmente com suco de laranja e mamão batidos no liquidificador. É muito bom. Mas, também pode ser adicionada a paes, biscoitos e refeição em geral.



Linhaça para afinar


Essa semente, rica em fibras e nutrientes, faz um bem enorme para a saúde e - acredite! - ajuda até a diminuir a fome.
No mundo da nutrição saudável, a linhaça tem roubado a cena. Afinal ela é uma excelente fonte de vitaminas, minerais, fibras e ácidos graxos essenciais que não são sintetizados pelo organismo. “Ao consumir com regularidade 2 col. (sopa) por dia, é possível prevenir inúmeras doenças, entre elas o câncer”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP).
O lado bom da história é que comer essa sementinha não é ruim, nem complicado. “Seu sabor é suave e dá para acrescentar tanto o grão como a farinha integral em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, cereais, massas de pães e de bolos, etc. Ela também pode substituir o óleo ou a gordura em uma receita. Se o recomendado é usar 1/3 de xíc. (chá) de óleo normal, você pode utilizar 1 col. (sopa) de linhaça moída no lugar”, ensina Roseli.
Às consumidoras de primeira viagem, a nutricionista Márcia Regina Dal Medico (SP) avisa: “É muito difícil a casca do alimento se romper durante a mastigação, o que impossibilita sua digestão e absorção pelo corpo. Para um melhor aproveitamento, o ideal é triturá-lo a seco em liquidificador e depois guardá-lo na geladeira, para que não sofra o processo de rancificação”.
4 bons motivos para consumir o grão ainda hoje
1. dá um up na beleza. Já está comprovado que em situações de estresse prolongado e exposição excessiva ao sol, entre outros fatores, produzimos radicais livres que danificam as células e aceleram o envelhecimento. E não é que a linhaça ajuda a combater esse processo? “Como é fonte de ômega-3, tem uma importante ação antioxidante, neutralizando esses efeitos prejudiciais, além de fortalecer as unhas e evitar a queda dos cabelos”, destaca Roseli. “Ela também beneficia a circulação, tem ação antiinflamatória e ameniza a retenção de líquidos e a celulite”, complementa. De olho nesses benefícios, a indústria cosmética tem usado a semente na formulação de diversos produtos. “Por ser um ativo exfoliante, que faz uma limpeza profunda da derme, revitalizando-a, empregamos a linhaça em nossos sabonetes”, conta Cristiane Calvo, gerente de desenvolvimento de óleos, sabonetes e perfumaria da Natura (SP).
2. energia para malhar. Sim, o cereal também é superindicado para quem treina, já que melhora o rendimento durante a prática esportiva e retarda a fadiga. “Isso porque favorece o aumento do metabolismo e a eficácia na produção de energia. Na prática, os músculos se recuperam com mais facilidade”, diz Márcia Dal Medico. Devido a suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, pesquisadores acreditam que suplementos de óleo de linhaça ajudam a reduzir as dores musculares depois da ginástica, além de colaborar na recuperação de lesões e hematomas mais rapidamente.

3. corpo e mente turbinados. Considerado uma das principais fontes de fitosteróis, bioflavonóides e ômega-3, esse alimento melhora a imunidade e evita a formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares. Tem mais: auxilia o tratamento de artrite reumatóide, remove o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção hídrica, mantém equilibrados os níveis de glicemia, regula o trânsito intestinal e atua no tratamento da depressão. “A linhaça reduz ainda os sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa”, arremata Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SP).

4. menos fome. A quantidade de fibras presente na semente — cerca de 4 vezes mais do que na aveia — promove e prolonga a saciedade e contribui para que os nutrientes entrem mais lentamente na corrente sanguínea. “Isso faz com que a insulina não aumente rapidamente no sangue, o que estimularia o acúmulo de gordurinhas”, esclarece Roseli Rossi. Estudos mostram também que a suplementação feita com o óleo alivia constipações associadas a menus pobres em carboidratos e ricos em proteínas.
Sugestão:

Uva com hortelã (rejuvenescedor e digestivo)Ingredientes: 1 xíc. (chá) de uva sem as sementes (deixar a pele); ½ maço de hortelã (talos e folhas); 1 col. (sobrem.) de sementes de linhaça; 1 copo de água mineral.
Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente
Vitamina de manga e linhaça (sistema imunológico, pele, olhos e cabelos)
Ingredientes: 1 col. (sopa) de sementes de linhaça pré-hidratada (à noite) em ½ copo de água; 1 manga picada; 1 col. (chá) de sumo de gengibre ralado; suco de 1 limão. Opções: substitua a manga por mamão formosa ou caqui.
Preparo: bata no liquidificador as sementes de linhaça com a água, e coe. Bata o leite de linhaça obtido com a manga, o sumo de gengibre e o suco de limão, até ficar cremoso. Tome no desjejum, pela manhã com granola ou musli, ou no lanche da tarde.

Fonte: livro A importância da Linhaça na Saúde, de Conceição Trucom, editora Alaúde.

9 comentários:

Sónia Alexandra disse...

Oi amiga vim apenas te dizer que te adoro e que te desejo o resto de uma boa semana. Volto brevemente, hoje tou meia apertada de tempo. Beijinhos

Andrea Dohashi disse...

Taí xará,adorei as dicas, nada como uma alimentação saudável! Gostei das receitas dos sucos, vou experimentar! Hoje postei uma com aveia, em nome da nossa saúde é melhor educar nossos hábitos! rs
Beijinhos

Eliana Scaramal disse...

Dicas preciosas, essa vitamina é bem legal!

www.saboresdalica.blogspot.com

Dani Oliveira disse...

Oi Querida!
Linhaça é tudo de bom né. Adoro colocar na sopa també. Faz o teste pra vc ver.
Foi uma ótima sugestão sua e todos devem seguir.
Beijos =)

Bete disse...

Boa Noite Querida!
Parabéns pela postagem.Também faço uso da linhaça todos os dias e também coloco em minhas receitas.
Um beijão e tenha uma boa noite!

Geórgia disse...

Aqui em casa consumimos sempre linhaça, pois alguns tem o intestino preguiçoso, então sempre tem um pãozinho quentinho saindo do forno cheio de linhaça. Bom saber que ajuda no emagrecimento. Bjs.

Andrea Dohashi disse...

Xará tem um presentinho pra vc no meu bloguinho tá?
beijinhos

menoscaloriasmaisvida disse...

Olá Andreia,
obrigada por me teres dado a tua nova morada. Já tinha dada pela tua ausência, mas não sabia por onde andavas.
Relativamente à Linhaça, já consumo há uns meses. Tomo uma a duas colheres de sopa por dia. Junto ao meu batido no liquidificador. Ás vezes, também junto às sopas.
Excelente post.
Beijinhos.
Susana

Luciana Macêdo disse...

Já tinha lido alguns artigos sobre os benefícios da linhaça, incluí-la na nossa alimentação só nos beneficiará. Ótimo o seu post para informar sobre esta sementinha do bem.
Bjs!