quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Um viva para a gelatina!

Oi gente!! A gelatina é uma doce aliada.
Pode esquecer aquela idéia de que ela só deve entrar no menu de quem faz dieta. Tudo bem, por ser pouco calórica, a gelatina realmente é figurinha fácil nos cardápios light, mas suas qualidades vão muito além. Saudável, ela dá a maior força para a beleza da pele e do cabelo. Prove e comprove


Ela é versátil (faz bonito tanto nas receitas doces quanto nas salgadas), saborosa (apresentada desde o básico sabor limão até os exóticos cupuaçu e gengibre), de preparo simples e rápido (não requer prática, nem habilidade: são apenas 10 minutos de preparação e mais duas horas de geladeira), barata (um pacotinho de 2 reais rende até seis potinhos), pouco calórica (as versões light têm, em média, 4 calorias por porção). Ufa! Quer mais motivos para virar fã da gelatina? A especialista em nutrologia, Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro (RJ), afirma que, consumida regularmente, ela dá a maior força na saúde e na beleza.
Como? “Acontece que a gelatina é a mais rica fonte industrializada de aminoácidos (ela possui nove dos dez essenciais ao nosso organismo). Esses compostos orgânicos ajudam na síntese e na renovação do colágeno, responsável por toda a estrutura do corpo”, explica o professor Valdemiro Sgarbieri, do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. Isso significa dizer que, com os níveis de colágeno em dia, a pele adquire mais firmeza, consegue se manter hidratada, corre menor risco de ficar marcada por ruguinhas. Ao mesmo tempo, unhas e cabelo fragilizados engrossam e ficam mais fortes.

Tem mais: ela ainda desempenha um importante papel na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose, osteoporose, problemas que atormentam muito as mulheres. Não faltam estudos científicos que provam tudo isso. A revista Sell Tissues, por exemplo, trouxe um longo artigo sobre a ação da gelatina na estimulação do colágeno, o que significa uma pele elástica e mais firme. O trabalho do pesquisador Ribas Fernandez, publicado na revista espanhola Archivos de Medicina Del Esporte, confirma mais uma qualidade desse alimento: a prevenção de lesões provocadas pelos esportes. Isso tudo é muito bom. Mas, tem um benefício dessa delícia amiga das mulheres que a gente simplesmente adora. Seu uso tem sido indicado nos programas de redução de peso, substituindo ingredientes mais calóricos. “Como a gelatina depois de preparada agrega grande quantidade de água, ela ajuda a dar uma sensação de saciedade após uma refeição, podendo ser utilizada também em inúmeras receitas saborosas de baixas calorias”, explica a especialista Tamara.

Bota para gelar
Você vai encontrar o produto em duas versões: a alimentar e a suplementar. No primeiro caso, usada principalmente para sobremesas, e comprada em supermecados, a gelatina pode ser em pó com sabor ou sem sabor, em folhas incolores ou coloridas; já a suplementar, vendida apenas em lojas de suplementos alimentares, é encontrada em cápsulas ou em pó, e nada mais é do que o colágeno na sua forma mais pura. Para incluí-la no seu cardápio, anote aí: a dose recomendada é de 10 g diárias (1 colher de sopa) na forma de gelatina suplementar em pó, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás etc. A alimentar pede, pelo menos, duas porções diárias, ou seja, dois potes de 125 ml cada uma. “Vale lembrar que a gelatina industrializada tem o mesmo valor alimentício daquela tradicional caseira, preparada pelo cozimento do osso do boi. As duas versões são riquíssimas em colágeno”, ressalta Tamara. Acontece que, embora as propriedades de todas essas versões da gelatina sejam as mesmas, a concentração de colágeno é muito maior no pó suplementar, chamada de colágeno hidrolisado. “Deixe a gelatina de caixinha ou em folhas para a manutenção. No período de tratamento para unhas fracas e cabelos quebradiços, por exemplo, fique com a hidrolisada”, complementa Tamara. Os primeiros efeitos se fazem notar após dois a três meses de consumo diário.
Então, antes de você preparar a sua, vale relembrar que consumir gelatina regularmente ajuda:
• no fortalecimento das unhas;
• na recuperação de unhas frágeis e quebradiças;
• no fortalecimento e crescimento dos cabelos finos e enfraquecidos;
• na beleza da pele (fica mais firme);
• na hidratação da pele, levando a uma redução das rugas;
• na integridade estrutural e funcionalidade dos ossos, cartilagens e articulações em geral; e
• na prevenção e tratamento de dores e inflamações articulares.
O que é que a gelatina tem?• de 84 a 90% de proteína. Sentiu firmeza?
• 0% de gordura. Nem um grama a mais de colesterol: coração em segurança.
• de1 a 2% de sais minerais. Seu corpo bem regulado.
• de 8 a 15% de água. Hidratação é tudo!

3 comentários:

Dani Oliveira disse...

Oi Andrea... já alterei o link ok?! Adorei o novo nome!!!
Beijos e bom final se semana =)

Poliana souto disse...

E são por todos esses motivos que eu adoro gelatina (industrial) rsrs
Cá entre nós, acredito que a gelatina seria a única coisa que comeria se estivesse hospitalizada. hahaha

Téia disse...

Oi lindona, finalmente consegui incluir você na minha lista. Gostei demais do novo layout. Esta gelatina vai cair maravilhosamente bem no calor aqui de Bsb. Bj grande querida.